Descarte de Resíduos Perigosos no IB

O descarte de resíduos perigosos na Universidade de Brasília é organizado pela Comissão de Gerenciamento, Tratamento e Destinação de Resíduos Perigosos (GRP) e no Instituto de Ciências Biológicas, a coleta dos resíduos se dá às quarta-feiras no período de 9 às 11 horas.

Os resíduos são entregues ao pré-posto da GRP-UnB no IB uma vez por semana - devidamente acondicionados e etiquetados pelo Corpo Técnico da CFS. Abaixo vão algumas das orientações da Comissão quanto à segregação e descarte de resíduos periogosos gerados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Orientações para a embalagem e envio à GRP-UnB:

• Coloque os recipientes em caixas de papelão. As caixas devem estar em boas condições.
  • Caso haja recipientes de vidro coloque divisórias de papelão ou outro tipo de separação entre os frascos.

Reagentes no frasco original

Exemplos: reagentes com prazo de validade vencido, reagentes com composição alterada devido a armazenamento inadequado ou por longo tempo, reagentes sem previsão de uso pelo laboratório, etc.

Reagentes que não mais serão utilizados em seu laboratório e que se encontrarem no frasco original, podem ser compartilhados com outros laboratórios, diminuíndo assim a geração de resíduos e reduzindo o custo para o tratamento dos resíduos gerados pelo universidade. Caso não encontre um outro laboratório com interesse nos reagentes, esses devem ser encaminhados GRP-UnB.

• Não retire o rótulo original. Apenas coloque um outro rótulo caso o rótulo original esteja ilegível. Neste caso, rotule o frasco com o rótulo padronizado da GRP;
  • Informe em cada frasco o nome do laboratório que está descartando o reagente e a pessoa responsável por aquele laboratório;
  • Feche os frascos adequadamente com a tampa original.

Recipientes vazios

• Recipientes que tiveram contato com material biológico devem ser esterilizados antes de armazenados;
  • Não retire os rótulos dos recipientes vazios;
  • Não lave os recipientes vazios;
  • Feche os frascos adequadamente com a tampa original.

Vidraria de laboratório danificada

• Toda vidraria que foi empregada com material biológico deve ser esterilizada antes de descartada;
  • Não armazene frascos vazios de produtos químicos que estejam intactos junto com vidraria danificada.

Caso tenha dúvidas quanto ao correto descarte de algum resíduo, entre em contato com o Corpo Técnico do CFS.