NOTÍCIAS

Promovida pelo Laboratório de Neurofarmacologia do CFS, a Semana Nacional do Cérebro foi realizada entre os dias 13 a 17 de março deste ano no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília.

Veja a seguir o texto de divulgação do evento.

Por Neuropharma Lab

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma campanha promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e é parte integrante da Brain Awareness Week (BAW), uma iniciativa global de divulgação das Neurociências promovida pela Dana Foundation em todo o mundo.

Desde 2014, o Neuropharma Lab prepara atividades para celebrar esta data e em 2017 a nossa programação contou com quatro palestras na UnB e uma atividade em uma escola do DF. Recebemos mais de 300 pessoas por dia e lotamos dois auditórios do Instituto de Ciências Biológicas.

Agradecemos o apoio dos nossos parceiros: VITEC Informática e Conselho Federal de Farmácia nessa campanha.

Histórico

Em 2014, realizamos a atividade "Os neurocientistas vão à escola" em uma escola da rede pública do DF. Cerca de 120 alunos do ensino médio assistiram à cinco palestras ministradas pelos alunos de pós-graduação do Neuropharma Lab e pela Profª. Dra. Márcia Mortari. Os temas abordados foram:

• Os neurocientistas – Qual o papel do neurocientista? Como é o seu trabalho?
  • A pesquisa em bioprospecção – Pequena apresentação do trabalho realizado pelo nosso grupo de pesquisa na Universidade de Brasília: a utilização das peçonhas de artrópodes como ferramenta para o desenvolvimento de fármacos para o tratamento de desordens neurológicas, como a epilepsia.
  • A doença de Parkinson – O que é a Doença de Parkinson? Seus sintomas, tratamento e como o nosso grupo de pesquisa está buscando alternativas para o seu tratamento.
  • Sono – Qual a importância fisiológica do sono? Como é o sono em outros organismos?
  • A neurociência no Brasil – Atualização sobre os recentes avanços na pesquisa em neurociência no Brasil. Onde estão os principais centros de pesquisa? Quem são os pesquisadores e o que estudam?​

Em 2015, o nosso evento cresceu. Em uma semana realizamos diversas atividades para mais de 150 alunos, funcionários e também para a sociedade em geral.

Veja a página do evento no Facebook, aqui.